Baladas e despedidas com vontade de ficar

IMG_4820

O primeiro dia da Queima começou com a Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra (TFMUC) e terminou com a Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC) em louvores de amor pela cidade. Texto por Pedro Barreiro. Fotografias de Catarina Carvalho e Rafaela Carvalho

O dia 8 iniciou com a TMFUC, com um conjunto de músicas que homenageavam Coimbra e que foram uma “excelente maneira de abrir a Queima”, conforme afirma Nicole Braz, estudante de medicina.

Entre o silêncio, destacavam-se músicas como “Feitiço de Amor” e “Passar por Coimbra”, que discorrem sobre o amor e a paixão que Coimbra deixa nos estudantes. O desejo de “Poder Ficar” é muito forte e a vontade de um dia voltar a Coimbra é demasiado forte.

A tuna feminina pede ao público que “aproveite ao máximo as Queimas e as Latadas”. Fazem, ao mesmo tempo, o convite às pessoas para irem aos ensaios de segunda e quinta-feira para conhecer a TFMUC.

Tanto o público como a tuna concordam que o concerto não se realizou no melhor horário. Pedro Vieira, aluno de Medicina é da opinião de que a “a atuação da tuna feminina foi demasiado cedo” e de que “as duas tunas deviam ter sido no fim”.

A acabar a Queima, surgiu a TMUC que, entre as guitarras e as pandeiretas, cantou a “Balada de Despedida do 6º Ano Médico 2008”, ao reafirmar o que já havia afirmado a TFMUC com “Poder Ficar”. O público acompanhou sempre a Tuna de Medicina da Universidade e, no “Cantar de Estudante”, o gosto e a vontade foram gerais.

As Tunas concordam num ponto. É a altura da despedida e a “Balada da Despedida 6º Ano Médico 2007” mostra que “Chegou a hora da partida”. Há uma música que, para o público se destaca – a “Balada” – um tema dedicado às “lindas donzelas”, que serviu de pano de fundo para a subida dos finalistas de medicina ao palco.

Por fim, a TMUC agradece à Comissão organizadora por “mudar algo para melhor” ao escolher a Tuna fechar o Palco Principal na abertura da Queima. Maria Cardoso considera que é “perfeito, mais que perfeito” que a Tuna de Medicina termine o primeiro dia de Queima. Num dia em que a torre da Cabra correspondeu à cor das tunas, só se esperava sucesso.

This slideshow requires JavaScript.


Leave a comment